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sábado, maio 14, 2011

De nega do cabelo duro a ícone fashion de chocolate

Já andei comentando aqui no bloguinho que não sou um ser super sustentável, isso também acontece com meu lado ativista... não sou militante das causas negras, nem das causas feministas... mas acredito que somente a educação, o conhecimento e a informação podem salvar o mundo. E como revistas, blogs e sites são endereço certo da informação hoje em dia, vamos ao post que precisou de toda essa introdução.

Totalmente indiferente ao discurso de exposição do corpo feminino e blablabla, tenho que confessar que, como negra que sou, fiquei toda cheia de orgulho da capa da revista Playboy deste mês, com a foto de uma deliciosa neguinha ali estampada, brilhando que nem chocolate. Gente, até coisa de 20 anos atrás, não se via na tv ou nas revistas gente negra feliz e bem vestida, comprando celular e fazendo propaganda de xampu, ao contrário, quem era neguinha tinha que conviver com o sonho impossível de um dia acordar loira com olhos azuis para poder ser paquita. E quem não se lembra do famigerado hit "nega do cabelo duro, que não gosta de pentear"?! Nessa época, como ainda não tinham inventado o tal do bullying, o jeito mesmo era chutar a bola pra frente.

Mas hoje os tempos mudaram, e a pele "do alabastro ao chocolate" e os cabelos ora "duros" e despenteados, ora alisados ganham ares de ícone fashion, não só na capa da revista masculina, mas também clicados pela fotógrafa Ellen Von Unwerth, em edição de maio da revista Vogue italiana, num tributo à beleza negra. Uma vitória contra o preconceito que, felizmente, a neguinha que vos fala sobreviveu para testemunhar, porque agora meu bem, "o negro é o novo preto"!

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